Cloração de água captada do Rio Jaguari, que abastece a fábrica em todos os processos produtivos que envolvam a utilização de água.
O Sistema de dosagem de Hypocal (pastilhas de cloro) com capacidade para 600 quilos de pastilhas, foi instalado para a aplicação em diversos pontos, partindo de um sistema único dissolução de pastilhas.
Os diversos pontos de dosagem exigem quantidade de solução de cloro diferente, são eles:
Pré-cloração na entrada da água bruta, auxilia na oxidação de matéria orgânica e desinfecção, dosagem de 3 a 5 ppm
Dosagem na entrada dos filtros de areia, para manter na água filtrada de 0,5 a 1,0 ppm.
Dosagem na água após decloração, esta água após passar pelos filtros de carvão ativado, para remoção de compostos orgânicos é novamente clorada, para ser reservada e distribuída para a fábrica.
Dosagem água de Osmose, água que após passar por um processo de osmose reversa, para remoção de sais, recebe nova dosagem de cloro exigida pelo processo, neste caso 2 a 4 ppm.
Dosagem na água Superclorada, a destinada a fabricação de refrigerante, que tem como padrão a manutenção de um residual de cloro livre de 4 a 6 ppm.
Foto 3 – Controladores de Cloro livre instalados nos diversos pontos de controle Estes controladores enviam o sinal para que seja feita a dosagem do produto Hypocal pelas bombas dosadoras mostradas na Foto 2