Whatsapp (19) 99811-8477
WhatsApp (19) 99811-8477
(19) 99811-8477

Substituição do uso do Cloro Gás por Hipoclorito de Cálcio na Cloração da ETA

O cloro uma das grandes descobertas da humanidade; seja utilizado como matéria prima na indústria química ou no processo de desinfecção de águas e superfícies.

Cloro gás liquefeito é a forma mais utilizada no tratamento de água potável. Seu elevado teor de ativo e baixo custo unitário o torna uma opção eficiente em grandes estações de tratamento de água.

Em estações de pequeno e médio porte, entretanto, o elevado investimento para instalação (vide as exigências de segurança da ABICLOR) e o custo para a manutenção dos cilindros e sistemas de segurança tornam o cloro gás caro e inconveniente.

Mais: o alto investimento em segurança não elimina completamente a possibilidade de falhas humanas e ou operacionais com risco para a comunidade vizinha e os operadores da estação.

A opção mais segura para a desinfecção de água em estações de pequeno e médio porte é o Hypocal®, produto amplamente empregado pelas maiores e mais exigentes companhias de saneamento do país é o único totalmente produzido no país. O produto é registrado na ANVISA para o tratamento de água potável e atende à norma ABNT 11887.

O Hypocal, em sua forma granular ou tablete, apresenta no mínimo teor de cloro ativo de 65 %. É estável por até um ano é facilmente estocado e transportado.

O investimento para instalação/conversão para o Hypocal é consideravelmente inferior ao observado com cloro gás, havendo a necessidade, apenas de um sistema dosador (no caso de tabletes) ou um tanque de preparação e uma bomba dosadora simples (para o uso de granulado).

Instalação de cloro gás

Foto 1 – Instalação de cloro gás – elevados custos para instalação e manutenção das condições ideais de segurança inviabiliza o uso de cloro gás em estações de pequeno e médio porte.
Operacionalmente, os riscos envolvidos com a manipulação do Hypocal são mínimos, diferente do observado com cloro gás, onde um pequeno vazamento pode acarretar sérios danos ao ambiente e grave problema de saúde ao operador e moradores próximos a estação.
Desta forma, apresentamos o Hypocal a melhor alternativa para o tratamento de água potável, associando baixo investimento inicial, custo de manutenção praticamente nulo e facilidade e segurança operacional não encontrada com nenhum produto clorado existente no mercado.

Foto 2 – Uso de sistemas dosadores simples reduzem os investimentos necessários, viabilizando o uso de Hypocal para estações de tratamento de pequeno e médio porte.
Foto 2 - Uso de sistemas dosadores simples reduzem os investimentos necessários, viabilizando o uso de Hypocal para estações de tratamento de pequeno e médio porte.
Represen-Hypocal-Logo
Seko Logo
Rolar para cima